Oiiiiieee!!!!!
Flores já fiz duas postagens sobre o casamento civil aqui no blog que são essas aqui e aqui, mas vou fazer mais uma para vocês sobre a minha experiência quando marquei minha habilitação de casamento.
Abaixo segue a lista de documentos que o Cartório da minha cidade pede dos nubentes (noivos):
OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS
NATURAIS DE RIO DO CAMPO
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O PROCESSO
DE HABILITAÇÃO DE CASAMENTO
1)
Um
dos nubentes obrigatoriamente deve residir em Rio do Campo;
2)
Dar
ENTRADA DO PROCESSO da Habilitação no mínimo 30 dias antes da data prevista
para o casamento:
Horário de atendimento das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas, de 2ª
à 6ª feira. Tempo do processo: 40 à 50 minutos em média.
3)
Se os noivos forem menores de 18 anos de
idade (não emancipados), os pais terão que estar junto no cartório para
autorizar o casamento. Na falta do pai ou da mãe por motivo de falecimento,
apresentar a certidão de óbito atualizada. Menor de 16 anos, só com autorização
judicial.
4)
Precisa trazer preenchido o formulário
no verso deste, com a qualificação dos pais, de forma legível e correta, sendo
que é de responsabilidade dos noivos as informações ali mencionadas;
5)
Precisa vir junto ao Cartório com os
nubentes (noivo e noiva), duas pessoas maiores de 18 anos, portando RG e CPF,
para assinar na Habilitação como Testemunhas, em que vão atestar que conhecem
os noivos pessoalmente e que não são parentes entre si em grau proibido pela
Lei e que tão pouco, existem impedimentos que os inibam de casar (não poderão
servir de testemunha os pais ou avós dos noivos).
6) Os nubentes (noivo e noiva) devem vir
ao cartório portando os seguintes documentos:
- RG, CPF, comprovante de residência recente, e ainda:
SOLTEIRO(A)
- Certidão de nascimento ATUALIZADA ORIGINAL (não podendo
ser cópia autenticada) (2ª via recente), com menos de 90 dias de validade
contados a partir da data de emissão. A certidão é retirada no Cartório onde os
noivos foram registrados;
DIVORCIADO(A)
- Certidão de casamento com averbação de
divórcio, ATUALIZADA ORIGINAL (não podendo ser cópia autenticada),
com validade de 90 dias, contados a partir da data da emissão. É indispensável
o Formal de Partilha dos bens do casamento anterior (petição do advogado que fez
a separação na época e carta de sentença do Fórum onde se separou/divorciou) ou
termo de audiência do Fórum onde conste que o casal não teve bens a partilhar
na época do mesmo;
VIÚVO(A)
- Certidão de casamento com averbação do
falecimento do cônjuge ATUALIZADA
ORIGINAL (não podendo ser cópia autenticada), validade de 90 dias,
contados a partir da data de emissão; certidão de falecimento do cônjuge e
certidão expedida pelo Fórum como houve o inventário negativo ou positivo, em
caso positivo apresentar Formal de Partilha Registrado.
VALOR DO
CASAMENTO:
1)
Casamento no cartório durante expediente (2ª a 6ª) –
R$ 228,45;
2)
Casamento no cartório após expediente – R$ 277,45;
3)
Casamento fora do cartório (perímetro urbano) durante expediente - R$ 326,45;
4)
Casamento fora do cartório (perímetro urbano) após expediente - R$ 387,70;
Acrescentar a esses valores ainda:
- R$ 16,40 de cada
certidão de nascimento (ou casamento) dos nubentes;
- Se houver pacto antenupcial ainda haverá o valor do
registro do pacto antenupcial .
OFÍCIO
DE REGISTRO CIVIL– Rua 29 de Dezembro, 1091, Sala 02, Centro – RIO DO CAMPO
(47) 3564-0156
No dia de marcar a habilitação fui no cartório na parte da manhã e deixei a documentação e os nossos dados, assim o funcionário pode fazer a habilitação com calma e a tarde depois que o noivo saiu do trabalho passamos lá para assinar o processo de habilitação, as duas testemunhas também assinaram para declarar que nós não temos impedimento de nos casar. Agora a habilitação esta marcada, nosso Edital de Proclamas ficará fixado no mural do cartório durante 15 dias para que se houver algum impedimento a pessoa se manifeste, a habilitação de casamento também vai para o promotor de justiça de nossa comarca, pois são eles que deferem o casamento.
Ainda tenho que entregar o documento dos padrinhos do civil, o restante da documentação esta ok, nós faremos o casamento civil na igreja logo após a cerimônia do matrimônio, pois temos casais de padrinhos de outras cidades e ficará mais tranquilo se for tudo lá...
Bom queridas (os), espero que este post os ajudem para vocês marcarem a sua habilitação de casamento, lembrando que A DOCUMENTAÇÃO E TRÂMITES DA HABILITAÇÃO podem mudar de cartório pra cartório e principalmente de estado para estado, o valor dos emolumentos também varia de estado para estado por isso é interessante ver a tabela de Custas e Emolumentos do seu estado para saber certinho qual é o valor que irão pagar pelo casamento.
Beijocas a todas, se tiverem alguma dúvida sobre alteração do nome de solteira, sobre o regime de bens ou outra dúvida pertinente me mandem email (casaroubike@gmail.com) ou comentem aqui que no que eu souber adorarei ajudá-los!!!
Muito legal esse post.. esclarecedor!
ResponderExcluirBeijo
;)
Obrigada Géssica querida!
ExcluirEu não entendia nada sobre isso amiga, com certeza esclarece bastante!! =)
ResponderExcluirbeijo Pam
amandocasandoedecorando.blogspot.com.br
Que bom que te ajudei amiga!
ExcluirGostei das dicas, super esclarecedor.
ResponderExcluirBjos
Blog: Seremos Um
Que bom que te ajudei Tati querida!
ExcluirBeijocas flor!
Amiga, deixa eu te falar... eu fui dar entrada no meu casamento civil dia 11 de junho e eu casei dia 13 de julho, a moça do cartório me deu um senhor sabão, pq 30 dias é para o processo ficar pronto, ou seja, se eu tivesse ido dia 13 de junho eu estava super enrolada... no dia 11 de julho foi o dia em que meu processo ficou pronto, 30 dias exatos. Por isso recomendo que vá no mínimo uns 40 dias antes.
ResponderExcluirbjos !
É Verdade Álissa, quanto antes marcar melhor, pode-se marcar 90 dias antes da data e no máximo 30 dias antes da data.
ExcluirBeijocas flor!
As testemunhas que assinam no dia que dá entrada tem que ser as mesmas do grande dia flor?
ResponderExcluirHelp
Bjsssssss
http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/
Não Sara, pelo menos aqui podem ser só pessoas conhecidas tuas inclusive não precisa ser um casal, pode ser por exemplo uma vizinha e um primo seu...
ExcluirBeijocas querida!
Nossa, é muito documento pra levar. Obrigada pelas dicas, assim não esqueço de nada.
ResponderExcluirUm beijo!
Jéssica
De nada flor...
ExcluirBeijocas querida.
No meu pra vc ter uma noção tinha que ir 90 dias antes.... tenso! rsrsrsrs
ResponderExcluirbjs
fernandamouta.blogspot.com
Hehehe, bastante tempo mesmo Fê, mas como tem vários trâmites em cidades maiores realmente é melhor ir o quanto antes dar a entrada né...
ExcluirBeijocas flor!!!
nossa, quanta coisa!
ResponderExcluirno meu tem menos burocracia, mas em compensação custa 714 reais!
parece até que nao querem q ninguem case kk
beijos
http://weddinginsummer.blogspot.com.br/
kkK é bastante coisa né flor...
ExcluirPois é tem estados que os emolumentos são bem mais altos...
Beijocas flor!
Ufaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, é mta burocraciaaaa!!!!
ResponderExcluirBoa sorte!!!
http://noivinhaansiosabh.blogspot.com.br/
Muito Obrigada flor!!!
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