quarta-feira, maio 10, 2017


Guest Post: Benefícios do Ovo para Saúde

Bom dia,

Segue abaixo uma postagem feita pelo Matheus Bertoluci, como tem me enviado postagens interessantes, venho compartilhando aqui no blog:


Fonte da imagem aqui.



O ovo de galinha é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Desde academias até restaurantes, faz parte do cardápio de boa parte da população, compreendendo diferentes faixas etárias, classes sociais e países. Trata-se de um alimento rico em proteína, além de elementos importantes para o corpo, como o ferro, zinco e potássio, além de muitos outros.

É importante entender que o ovo de galinha tem duas divisões básicas. A clara, camada mais externa, rica em albumina, e a gema, rica em ferro e outros nutrientes importantes. A albumina é uma proteína, avaliada como uma das partes mais benéficas do ovo para a saúde.

A gema, camada interna do ovo, de tom amarelo, já foi apontada como perigosa para o consumo, porém estudos modernos apontam que é muito benéfica para a saúde. Vitaminas de diversos complexos estão presentes, além de ser fonte de muitos nutrientes vitais.

Ovo causa colesterol?

Quando consumidos em excesso, a maioria dos alimentos é prejudicial para a saúde. Não é diferente com o ovo. Caso seja consumido em grandes quantidades diárias, pode oferecer complicações para a saúde. Quanto ao colesterol, quando consumidos de maneira equilibrada, os ovos não têm efeito negativo, muito pelo contrário, ajudam na prevenção. O também ovo contêm muitos nutrientes benéficos que comprovadamente possuem um efeito benéfico sobre o metabolismo da glicose, ajudando a diminuir o risco de diabetes tipo 2.

Ovo melhora a visão?

Sim, o ovo tem importantes elementos que ajudam no combate de doenças relacionadas aos olhos e, também, melhoram o desempenho da visão. Os carotenóides são importantes no combate à degeneração ocular, principalmente com a luteína e zeacantina, nutrientes muito importantes para a visão.

Ovos previnem doenças cardíacas?

Outro mito que se criou foi em relação ao efeito de ovos em relação à doenças cardíacas. O consumo de ovos não piora a situação cardíaca, sendo que um estudo da escola de saúde da Universidade de Harvard concluiu que os ovos ajudam na prevenção de doenças do gênero, prevenindo coágulos e AVCs.

Benefícios do ovo para musculação

Quem frequenta academias já deve ter notado o ovo como importante elemento da dieta de muitos atletas. Um dos principais motivos é por auxiliar na reconstituição muscular, algo que faz com que o corpo cresça e se regenere. Outro efeito interessante é evitar a flacidez no corpo.

Os elementos mais procurados por atletas e frequentadores de academias estão na clara do ovo. Alguns optam por apenas consumir a clara, porém, também recomenda-se o consumo moderado das gemas. Nutricionistas podem projetar uma dieta equilibrada com ovos.

Ovos e o emagrecimento

Os ovos são praticamente neutros dentro de uma dieta. Não proporcionam o emagrecimento de forma direta, porém, podem ser uma importante alternativa indireta. Um ovo cozido apresenta aproximadamente 70 calorias, algo que lhe posiciona como um alimento pouco calórico. Quando consumida apenas a clara, esses números caem ainda mais.

Por não ser um grande vilão no emagrecimento e proporcionar a saciedade, trata-se de uma ótima opção. Tome muito cuidado com o modo de preparo, pois o ovo frito e algumas outras misturas podem fazer com que o alimento torne-se pesado dentro da dieta.

Ovos previnem o câncer

Estudos conduzidos por faculdades de referência e centros de pesquisa apontam que o consumo regular de ovos auxilia na prevenção ao câncer, principalmente o câncer de mama, um dos mais comuns nas mulheres. Quando fritos ou fervidos, os ovos acabam perdendo alguns elementos. Recomenda-se o consumo mais natural possível. Em levantamento feito com mulheres que consomem ovos diariamente, a incidência de câncer de mama foi 24% menor.

Benefícios do ovo para o cérebro

Além de todos os benefícios já citados, o ovo também é importante para o desenvolvimento intelectual. Nutrientes como os ácidos graxos, ômega-3 e vitamina B12 ajudam na melhora do desempenho cerebral, além da vitamina D, que é uma moduladora do desenvolvimento. Também é preventivo, diminuindo a incidência do Mal de Parkinson e Alzheimer para quem consome diariamente.

Ovo: melhora unhas e cabelos?

Sim, o consumo de ovos também é importante para termos estéticos. Minerais como o enxofre ajudam na manutenção de cabelos e unhas bonitos, além de acelerarem o crescimento. Neste caso, os tratamentos podem ser feitos com o consumo do ovo ou até mesmo com a aplicação de máscaras ou a utilização de produtos derivados.

Quantos ovos comer por dia?

Essa é uma pergunta que os nutricionistas ouvem regularmente. Cada dieta exige uma projeção específica. Normalmente, a recomendação é do consumo de até 2 ovos por dia, porém, isso pode alternar conforme a rotina de cada pessoa.

Quantas calorias tem um ovo?

As informações nutricionais do ovo também são muito importantes. Um ovo cru tem 143 kcal (em média), enquanto um ovo cozido tem 146 kcal e um ovo frito dispara para 240 kcal. O colesterol de um ovo cru é de 356 mg, enquanto o ovo cozido fica próximo, com 397 mg. O ovo frito, novamente, é um vilão. Cada ovo frito tem 516 mg de colesterol.

Em relação a gorduras, o ovo cru tem 8,9g, enquanto o ovo cozido tem 9,5g e o ovo frito 18,6g. Os números em relação ao ovo cru e ovo cozido têm poucas diferenças, sendo a maior delas em relação à Vitamina A (ovo cru tem 79mcg contra 32 mcg do cozido) e o colesterol.

Guest Post por Matheus Bertoluci
0

0 comentários :

Postar um comentário

Que bom que você esta aqui!!! Muito Obrigada pela visita, seu comentário é muito importante, deixe seu recadinho, dica ou sugestão...
Se preferir envie um e-mail vou adorar conversar com você: casaroubike@gmail.com

Quer Participar?

Você tem alguma dúvida, sugestão?
Quer mandar fotos dos DIY que você fez no seu casamento?
Quer contar como foi sua e-session, first look, seu casamento, seu trash the dress?

Então mande fotos e seu relato para publicarmos para o e-mail: casaroubike@gmail.com .


Recomendo !