quarta-feira, novembro 05, 2014


Resenha: Casais inteligentes enriquecem juntos

Coluna: Conversando com o marido / Anderson Ricardo

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje quero indicar um livro que li já há bastante tempo, antes mesmo do casamento, e que acho uma leitura válida para os noivos. O livro do escritor brasileiro Gustavo Cerbasi, Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, toca em um assunto que é o grande motivo de brigas entre casais: o financeiro.

Na primeira parte do livro, são apresentados perfis financeiros: poupadores, gastadores, descontrolados, desligados e financistas. Depois, o livro aborda o planejamento financeiro em cada etapa do relacionamento. Acho legal que ele começa com experiências, dicas e exemplos para as finanças já no namoro e no noivado. Na fase do namoro, por exemplo, o autor lembra que é um momento de conquista e na ânsia de surpreender e ser diferente, muitos gastam mais do que podem com presentes e programas caros, justamente em uma fase que poderia ser positiva financeiramente, já que em geral há pouco comprometimento da renda e custos fixos para manter uma família e uma casa. A sugestão? Bem, ao invés de gastar comprando presentes caros, porque não usar a criatividade e fazer você mesmo um presente original? Na mesma linha de raciocínio, o livro apresenta ideias para planejar as férias e economizar para montar a casa, por exemplo.

Para os recém-casados, são abordadas dúvidas e situações que todos passam: conciliar as contas bancárias? Que regime de casamento adotar? Como fazer o controle do orçamento doméstico? Como estabelecer metas? E quando vêm os filhos?
 
Alguns box com detalhes interessantes merecem destaque. Por exemplo, em “A crise dos sete anos”, o autor conta que acha curioso que muitos casais afirmam que depois de sete anos as coisas “azedam”. A explicação seria que no começo, tudo é novo e reluzente. Enxoval, faqueiros, copos, eletrodomésticos, tudo funciona perfeitamente e tem boa aparência. Depois de cerca de sete anos, os talheres ficam opacos, o enxoval tem aparência de usado, algumas coisas não funcionam mais... Esses problemas teriam relação com a famosa crise dos sete anos, que portanto poderia ser evitada se o casal tivesse disciplina financeira com vistas para o futuro e conseguisse ir renovando a casa. A história é um pouco forçada, mas talvez faça algum sentido, não?

A tão desejada independência financeira, segundo o autor, viria depois de uma reeducação em que o casal gastaria menos do que ganha e traçaria planos para conquistar suas metas. Sugestões de onde economizar são práticas; por exemplo, planos de telefone, compras em supermercado e financiamentos.  E sugestões de investimento também.  A conclusão é que o dinheiro acumulado, gerando renda, traria paz e segurança ao casal.

Sei que é difícil chegar a situações hipotéticas descritas no livro. Mas acho válido aplicar os conselhos, organizar o planejamento financeiro doméstico e ter uma reserva para imprevistos. Formar uma parceria inteligente com o seu cônjuge com o objetivo de administrar as finanças vai render certamente bons frutos pela vida inteira.


8

8 comentários :

Milla disse...

Esse livro é ótimo! Tenho ele também em pdf no celular(fica mais fácil), eu e o noivo estamos tentando seguir as dicas direitinho e vem dado certo!

beijao Pam, ótima dica!
issoeoqueamo.blogspot.com.br

Raquel e Rafael Moreira disse...

Amei o post e a dica de leitura, estou louca para ler esse livro mas quero terminar outros que já estou lendo.

kel-rafacasados.blogspot.com.br

Pri Izumi disse...

Adorei a resenha, quero muito ler esse livro antes do casamento!!

Bjs =^.^=
www.noivaesposamae.com.br

Giovana Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Giovana Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Giovana Souza disse...

Eu li e adorei esse livro ... Tento colocar algumas coisas em prática.... Esses e dá certo!

Bell disse...

Importante essa dica, td exige sacrifício mais acima de tudo sabedoria.
Imagina a mulher que é gastadeira e casa com um mão de vaca? Rs.... conflitos é claro

bjokas =)

Lua vai Casar disse...

Eu já li esse livro e gostei muito!
Super recomendo!

Beijos

Postar um comentário

Que bom que você esta aqui!!! Muito Obrigada pela visita, seu comentário é muito importante, deixe seu recadinho, dica ou sugestão...
Se preferir envie um e-mail vou adorar conversar com você: casaroubike@gmail.com

Quer Participar?

Você tem alguma dúvida, sugestão?
Quer mandar fotos dos DIY que você fez no seu casamento?
Quer contar como foi sua e-session, first look, seu casamento, seu trash the dress?

Então mande fotos e seu relato para publicarmos para o e-mail: casaroubike@gmail.com .


Recomendo !