Esposa Prendada - Priscila Leme - Peixe (Filhote) com Crosta de Castanha-do-pará e acompanhamentos deliciosos!!!
Olá flores!!
Hoje temos mais um post é super especial da sessão Esposa Prendada, quem quiser saber como participar veja aqui como é fácil! A Priscila Leme, tem o blog Leme à Deriva e foi nele que ela mostrou essa receita maravilhosa, que me deixou com água na boca hummm... Vamos conferir?

Estou super feliz pois mais uma leitora assídua aqui do blog resolveu participar e deixar receitas maravilhosas aqui para nós...
PEIXE (FILHOTE) COM CROSTA DE CASTANHA-DO-PARÁ, PURÊ DE MANDIOQUINHA SALSA COM MANTEIGA DE GARRAFA E CRISPS DE CEBOLA. Por Priscila Leme
PARA O PEIXE:
2 postas altas do peixe de sua preferência (utilizei o filhote, um peixe nobre da culinária amazônica);
20 unidades de castanhas-do-pará;
Raspas de 1 limão siciliano ou pode ser do tahiti mesmo;
3 colheres de farinha de rosca;
Salsa bem picadinha;
Clara de um ovo;
2 colheres de azeite.
Sal e pimenta a gosto.
Preparo:
Temperar o peixe com sal e pimenta.
Dica: quando o peixe está com um cheirinho forte (na típica gíria paraense, esse cheiro intenso do peixe é chamado de pitiú) costumo mergulhá-lo no limão e raspas de gengibre e depois lavá-lo com água gelada. Se deixar muito tempo no limão a carne começa a branquear ou “cozinhar” e pode comprometer o sabor do peixe.
Triturar grosseiramente as castanhas no pulsar do liquidificador, no processador, ou, na técnica rudimentar do pano de prato e rolo de massa. Misturar as castanhas com a farinha de rosca, a salsa, a raspa do limão, o azeite, sal e pimenta. Ficará parecendo uma farofinha.
Mergulhar um lado do peixe na clara de ovo e depois na farofinha de castanha, cuidar para que fique todo coberto.
Aqueça uma frigideira antiaderente a ponto de você não conseguir permanecer com a mão sobre ela por muito tempo, coloque um fio de azeite, espalhe com um pincel e grelhe o lado do peixe que está sem a castanha.
Forre uma forma com alumínio e unte com azeite. Assim que o peixe dourar (ou selar) transferir para a forma e assá-lo em forno pré-aquecido a 220 graus, por 20 minutos (ou até que a farofa fique crocante/douradinha).
PARA O PURÊ DE MANDIOQUINHA:
3 mandioquinhas salsa.
1 batata inglesa pequena.
1 dente de alho.
2 colheres de manteiga derretida (eu usei a de garrafa)
1/2 cx de creme de leite;
50 ml de leite;
Sal e pimenta.
Preparo:
Dica: Eu prefiro cozinhar os alimentos na panela a vapor, ou então assá-los envolvidos numa trouxinha de alumínio, assim não se perde nutrientes e sabor. Mas, isso fica a seu critério.
Cozinhar a mandioquinha, o dente de alho e a batata. Lembrando que a batata demora mais a cozinhar do que a mandioquinha. Depois, amassar tudo com um garfo ou passar no espremedor de batatas.
Em uma panela, aqueça a manteiga, acrescente a mandioquinha amassada e, aos poucos, o creme de leite, o leite, por último, sal e pimenta. Deixe o purê na consistência do seu agrado, eu prefiro um pouco mais “durinho”, pois muito leite no purê é meio enjoativo.
CRISPS DE CEBOLA
1 cebola pequena cortada em fatias finas
Sal
Trigo
Óleo para fritar
Preparo:
Temperar a cebola com sal e deixar repousar em uma peneira por 30 minutos, ela irá soltar muito líquido e murchar. Depois, seque-a bem com um guardanapo de pano.
Colocar o trigo em um prato fundo, empanar as cebolas e peneirá-las até que que saia todo excesso de trigo.
Aqueça uma panela funda com óleo e frite as cebolas até ficarem douradas e crocantes.
Sugestão de montagem do prato: o filé de peixe repousado sobre uma “caminha” de purê, com um montinho de cebolas ao lado.

O prato não ficou assim, tão pálido. É que minha máquina fotográfica ainda é daquelas sem muitas configurações.
Tudo de bom né gente? Tenho certeza que ficou uma delíciaaa né, vou fazer aqui em casa também o marido vai amarrr!!!!
E é por isso que:
Pri, muito obrigada por me enviar a tua receita, fiquei hiper feliz com teu e-mail e saber que você é leitora assídua aqui do blog me deixa super feliz, vou acompanhar teu lindo blog também, quem quiser visitá-la também clique aqui e veja na íntegra a postagem dessa receita maravilhosa!!!
E as meninas prendadas por aí que quiserem participar, fiquem a vontade viu, me mandem e-mail {casaroubike@gmail.com} que eu vou adorar compartilhar as receitas, ideias e dicas de vocês tá bom?
Nossa, muito obrigada pela postagem (fiquei surpresa com tamanha rapidez em ganhar o selinho).
ResponderExcluirParabéns pela dedicação ao BLOG, isso é inspirador pra novas blogueiras. Sucesso!
Fabuloso hummmm
ResponderExcluirbjokas =)
Eitaaaaa que delícia!!!!!!!
ResponderExcluirGente quanta coisa deliciosa, fiquei com água na boca. Beijos.
ResponderExcluirkel-rafacasados.blogspot.com.br
Ficou lindo o prato, e parece ser muito saboroso. E dá aquela vontade quase que incontrolável de correr pra cozinha e preparar, rs.
ResponderExcluirPâmela, gostei muito do seu blog e estou seguindo,
Vem conhecer o meu também. Lá eu apronto muita coisa decorativa pra minha casa e vivenciar minha nova rotina assumindo de vez o papel de dona de casa!
Estou te esperando, beijos
Crie Asas e Decore Sua Casa
Yummi que delícia...
ResponderExcluirBeijocas