Pular para o conteúdo principal

Siga-nos no Facebook

Seguidores: Fiéis Escudeiros!

Fuxico das Amélias: Feijão, dicas para cozinhar e congelar!!!

Bom dia meu povo!!!

Hoje dia de jogo da nossa seleção e nada melhor do que no almoço comer um típico prato brasileiro, o nosso querido e amado: FEIJÃO!!!

Lá em casa nosso dia a dia é muito corrido (como o de muita gente) e pensando nisso sempre procuro formas práticas para deixar nossa comida pronta ^^, o feijão por exemplo eu sempre cozinho uma boa quantidade na panela de pressão e depois congelo em potinhos pra irmos descongelando durante a semana, abaixo separei algumas dicas para vocês que eu sigo e recomendo por ser muito práticas e eficientes para termos um feijão delicioso, a minha dica é que depois de descongelar seu potinho de feijão é que você o tempere, eu faço assim coloco um fiozinho de óleo de girassol e refogo a cebola de cabeça, o alho e a cebolinha verde, coloco o feijão (que já tirei um dia antes do freezer e deixei na prateleira mais baixa da geladeira para descongelar naturalmente) e um pouco de água e uma pitadinha de sal, gosto de usar o "socador de feijão" para não deixar os grãos inteiros (mais isso é um gosto meu, há quem prefira deixá-los inteirinhos)...
Fonte da imagem aqui.
Então vamos as dicas?

"- É necessário deixar o feijão de molho?
Sim. Quando você deixa o feijão de molho, além de cozinhá-lo em menos tempo, evita que quem consumi-lo se sinta incomodado com a maior formação de gases depois da refeição. Isso porque o feijão contém oligossacarídeos, que nosso organismo não consegue digerir, e, no intestino, é fermentado por bactérias, causando flatulência. Para evitar o problema, o ideal é lavar os grãos e deixá-los de molho durante a noite, para cozinhá-los com outra água no dia seguinte. Esse procedimento ajuda a eliminar os oligossacarídeos.
- Em quanto tempo o feijão cozinha?
Na panela de pressão, o feijão fica pronto em aproximadamente 20 minutos, depois de ela começar a apitar. Já na panela comum, leva cerca de uma hora. E não deixe que o feijão cozinhe demais. Observe: os grãos devem permanecer inteiros, porém macios.
- Qual a quantidade certa de água?
Se você tiver deixado o feijão de molho, junte 4 xícaras (chá) de água para 2 xícaras (chá) de feijão. O cálculo pelo “olhômetro” também vale: coloque 5 dedos de água acima do nível dos grãos. Se precisar acrescentar mais durante o cozimento, complete sempre com água fervente.
- Como fazer para engrossar o caldo?
O que torna o caldo grosso é a redução (processo no qual a água do feijão vai evaporando durante o cozimento). Assim, depois de temperado, deixe o feijão apurando em fogo lento. Um jeito mais rápido de fazer isso é, depois do cozimento, retirar uma concha e amassar os grãos. Então, devolva à panela e cozinhe por mais 15 minutos, sem tampar.
- Como e quando temperar?
O ideal é temperar o feijão depois de cozido, mas ainda firme. Faça assim: em uma panela, aqueça um pouco de óleo e refogue bastante cebola e alho picadinhos. Depois, acrescente o feijão e parte da água do cozimento, e deixe apurar. Por fim, acrescente o sal – mas cuidado com a quantidade, pois, quando consumido em excesso, este ingrediente não faz bem à saúde. Se você gosta de usar outros temperos, como os caseiros, em pó ou caldos, opte ou pelo tempero ou pelo sal.
- Qual o truque para deixá-lo mais saboroso? 
Frite cubinhos de bacon até que fiquem crocantes e escorra-os em papel toalha. Distribua-os sobre o feijão antes de levá-lo à mesa. Ou, então, em uma panela, refogue fatias de paio em sua própria gordura, junte cebola e alho picados e mexa até dourar. Em seguida, acrescente o feijão cozido.
- Posso congelar?
Sim. Cozinhe o feijão da maneira habitual, mas sem deixar os grãos amolecerem muito. Deixe esfriar, embale e leve ao freezer, sem tempero, mesmo. Deixe para temperá-lo quando for aquecê-lo para o consumo. Desta forma, ele pode ser congelado por até três meses."
Fonte do texto aqui.
E vocês como cozinham seu feijão tem alguma dica especial? Eu devo confessar pra vocês uma coisa, que mesmo eu deixando o feijão de molho, cozinhando na pressão e colocando os temperinhos, meu feijão ainda não é igual o da minha mãe =S hehe... 
O marido diz que meu feijão é gostoso e eu também acho modéstia parte rsrs, mas sabe não é a mesma coisa que o da mãe da gente, por isso quando a mamis poderosa convida pra almoçar lá e me fala que tem feijão vou "faceira da vida" haha...
Beijocas meu povo e vamos lá BRASIL... SIL... SIL!!!!

Comentários

  1. Meninaaaa...
    Sabe que só fiz feijão com a mãe do lado até hoje? E eu e o noivo amamos, vou ter que aprender a me virar sozinha e fazer um bem gostoso... hehehe...
    Tenho tb um pouco de "medo" de panela de pressão, de desligar antes do tempo, depois do tempo... adoreiiiiiiiii as dicas :)

    Beijinhos!


    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu SEMPRE congelo o feijão!
    Imagina cozinhar feijão sempre que fosse comer?! ia ser o uó.. rsrsrsr
    bjs

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas! Adoro feijão cozido na hora!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as Dicas Pam...
    muito úteis mesmo!
    quem não congela feijão minina? só quem tem cozinheira e olhe lá rsrs
    Eu tbm gosto de deixar o feijão congelado sem tempero, e quando descongelar temperar...parece q o feijão foi cozido no dia né?
    há aqui em casa tem a panela de pressão elétrica, assim como a panela de arroz tbm...ambas são maravilhosas...e é mais fácil cozinhar nelas...
    fica a dica para as meninas rsrs

    bjus

    namoradanoivamulher.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. eu tenho uma pastinha aqui salvando todas as dicas rsrsrs

    ah e obrigada pelos links *-*

    bjoo
    http://noivinhasemsalto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu morro de medo a panela de feijão.... esse é o primeiro ponto...
    e o segundo... não consigo comer comida congelada... ou seja, vou ter que aprender.....!!!

    ResponderExcluir
  7. Pam, adorei o post!!! Dicas anotadinhas e assim que casar vou por em prática! Eu e o noivo amamos feijão e não posso fazer feio, mas sei que feijão igual ao da mamys não rola... rsrs Beeijo e te acompanho sempre mesmo sem comentar.

    ResponderExcluir
  8. As tuas dicas são muito perfeitas!! Eu gosto muito de feijão verde principalmente!! Fica com deus!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, muito obrigada pela visita, seu comentário é muito importante, deixe seu recadinho, dica ou sugestão...
Se preferir envie um e-mail vou adorar conversar com você: casaroubike@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Placas Divertidas para Festa de Casamento

Quem já viu aquelas plaquinhas divertidas com frases engraçadas nas fotos de algum casamento? Elas ficam super legais, são fáceis de fazer e ainda são baratas, super BBB!!! Elas ficam muito bacanas e dão um ar de brincadeira pra hora das fotos, o resultado é DIVERSÃO PURA... Tem também as bocas, bigodes, óculos, nariz de palhaço, máscaras, enfim vários adereços que podemos fazer com papelão, palito de churrasco e cola e que ficam muito legais na hora das fotos... Olha só nos canudinhos como ficam incríveis: No blog Arte & Casamento tem um passo a passo com fotos para baixar bem bacanas de como fazer plaquinhas divertidas. E aqui neste link ela também tem outros moldes e muitas ideias legais. E no blog Fazendo a Minha Festa de Casamento tem 60 plaquinhas para download grátis, é só baixar, imprimir e colar numa madeirinha ou papelão. Gostou? Quem vai fazer essas super plaquinhas para seu casamento?

Decore seu casamento com Mosquitinho

Veja uma opção linda para decorar seu casamento o nome botânico desta flor que vai te encantar é: Gypsophila Paniculata Snowflake , e seu nome popular é MosquitinhoDobrado Branco . Certamente você já deve conhecê-lo, pois ele é coadjuvante das decorações, quem nunca viu em um buquê de rosas vermelhas umas flores pequenas brancas que ficam super delicadas e dão aquele toque especial? Pois é, elas são os populares mosquitinhos. Mas a proposta que venho mostrar hoje é deixar o mosquitinho como a flor principal da sua decoração, ele dá um toque charmoso, elegante e ao mesmo tempo dá um ar de simplicidade, além é claro de ficar muito lindo. E o melhor de tudo ele pode ser usado em decorações de casamento durante o dia ou a noite e também pode ser usado na cerimônia religiosa e na decoração da festa. Vamos as imagens inspiradoras:   Na cerimônia:     Nas cadeiras dos noivos:  Na lapela do noivo e dos padrinhos:  No cabelo  e no b

Árvore de Digitais

Quem já ouviu falar em Wedding Tree ou Árvore de Digitais???   As árvores de digitais ficam muito bacanas e dão um charme especial e descontraído... É uma ótima ideia para substituir o Livro de Assinaturas, é uma lembrança linda do seu casamento, com as digitais de todos os seus convidados queridos! Vejam só como fica uma graça! E depois de pronta é só colocar numa moldura que ficará linda como decoração da sua casa!! O ideal para uma Árvore de Digitais é ter entre 150 a 200 convidados, no máximo! Mas além da árvore em si, precisa-se também da tinta para "carimbar o papel", e para isso é usado o Carimbo para a Árvore das Digitais. Se não encontrar um carimbo igual a esse também podem ser compradas as almofadas separadas e tintas para carimbo, mas é importante não esquecer de deixar lenços umedecidos para que os convidados possam limpar seus dedinhos após deixar as digitais, e também canetas para que os convidados escrevam seus nomes em suas digitais.