quinta-feira, maio 16, 2013


Canecas de Papel Machê

Já pensou em fazer uma linda caneca, para presentear seus padrinhos ou convidados?  

Veja como pode ser barato e fácil de fazer:


Com a palavra, Carol W:

A minha paixão por esta técnica milenar foi tanta, que estou até hoje brincando como se ainda estivesse nas aulas de arte da escola. Sempre tive paixão pelos utensílios de cozinha, principalmente pelas xícaras. Adoro poder trabalhar nelas, pintando carinhas e lhes dando vida. São peças nas quais trabalho muito com o lúdico e sempre com o reaproveitamento de materiais. Ah, e errando aqui, acertando ali, aprendi que não devemos ter pressa, jamais.

MATERIAL NECESSÁRIO:

- Potes de iogurte, requeijão, copos ou tacas descartáveis de acrílico (daquelas transparentes usadas em coquetéis)
- Espátula ou faquinha de patê
- Espátula de empurrar cutícula
- Cola branca diluída em água
- Arame Bitola 18
- Papel alumínio de cozinha
- Papel seda Branco rasgado em tiras finas (cerca de 1 cm de largura)
- Lixa para ferro n° 100
- Pinceis variados
- Tintas acrílicas ou PVA `
- Verniz spray fosco ou brilhante
- Massa de Papel Maché (receita aqui)
{Material:
# 2 rolos de papel higiênico
# Água
# Bacia ou balde
# Peneira ou escorredor
# Liquidificador
# 1/2kg de cola branca

O papel deve ser picado e deixado de molho até amolecer. No dia seguinte, encher o liquidificador de água e colocar um pouco do papel, na proporção de mais ou menos três partes de água para uma parte de papel. Bater por dez segundos, desligar, esperar um minuto e bater novamente por mais dez segundos. Depois, despejar a massa numa peneira e espremer até sair todo o excesso de água. Esfarelar a massa e espalhar numa bacia, misturar a cola branca até ficar uma massa homogênea. Guardar a massa em saco plástico.}



MODO DE FAZER:



1- Cubra a parte de fora do pote com papel maché, utilizando sempre uma espátula ou faquinha sem serra. Nunca esqueça de sempre passar a espátula na cola diluída em água, para que deslize melhor sobre a massa.

2- Trabalhe com calma e paciência na borda, pois ela é um pouco mais complexa. Com a ajuda da espátula tire o excesso de massa da borda e volte a alisar. Deixe no sol secando por cerca de 3 dias.

3- A borda deve ficar bem rente ao pote molde. Trabalhe assim em todo o resto.

4- Lixe muito bem com lixa para ferro n° 100.




5- Existem diversas maneiras de fazer uma alça de xícara, bule, etc. Na foto, você pode ver algumas. A primeira da foto é uma alça feita apenas de arame. Para dar major volume, você pode amassar papel alumínio de cozinha em volta do arame e fazer 3 camadas de papietagem com papel de seda (enrolar as tirinhas de papel de seda com cola). Ainda pode passar um arame no interior de um caninho (esse chama-se espaguete e encontra-se em lojas de artigos para costura), dar a forma desejada e aí então fazer 3 camadas de papietagem de papel seda. Nunca se esqueça de deixar uma sobra de arame (cerca de 1 cm em cada lado) que será introduzido na xícara para que a junção entre alça e xícara fique mais forte.

6- Nesse caso, escolhi o espaguete com arame dentro. Faca então 3 camadas de papietagem com papel de seda, cobrindo toda a alça. Deixe secar por algumas horas ao sol.

7 e 8- Com um lápis, marque na xícara onde serão presas as sobras de arame da alça. Com o estilete, corte as marcas feitas levando em conta a espessura do arame.




9- Passe um pouco de cola instantânea em gel nos cortes feitos e imediatamente introduza as duas sobras de arame. Mantenha pressionado até que fique firme.

10- Agora faca o arremate com um pouco de papier maché. Aqui, e melhor você utilizar uma espátula de cutícula sempre molhada em cola diluída em água.

11- Esconda todo o arame. Espere secar um dia ao sol.

12- Depois de tudo seco, você pode definir com um lápis onde ficará cada cor, antes de pintar.




Agora é só pintar! Utilize pinceis redondos, macios e para os contornos e detalhes, utilize pincel fino n°00 ou 000. Dentro, para esconder o plástico do pote utilizado como molde, você pode fazer apenas uma camada de papel de seda branco, esperar secar e pintar. Pode também fazer uma colagem com papel de seda estampado ou guardanapo utilizado em Decoupage. Por fim, passe uma ou duas camadas de verniz spray para proteger a pintura, e pronto! Enfeite sua Casa, faca uma coleção, dê de presente...

Dica:
Nesse caso, não tiramos o pote de iogurte de dentro do trabalho, mas caso você use um molde que queira reutilizar, cubra-o com plástico filme de cozinha, prenda com fita crepe e só ai comece a trabalhar com o papel maché sobre ele. Quando estiver totalmente seco, com a ajuda de uma faquinha sem ponta, vá separando o trabalho do molde e depois puxe. O trabalho sairá e você poderá usar seu molde outra vez. Caso o trabalho não desenforme com facilidade, você pode cortar o papel maché com um estilete em apenas um dos lados do trabalho, de cima a baixo, e aí abri-lo. Retire o molde, una as extremidades cortadas com cola instantânea, e então arremate com papel maché.

*A Carol preparou uma apostila linda, com a receita dela pra massa de papel maché e mais peças lindas. A apostila custa R$115,00, com frete incluído. Quem quiser comprar, escreve pra ela. Imagens da apostila aqui.
Fonte do PAP

Podemos fazer um com tema de noivinhos, coração, enfim é só soltar a criatividade!!!

Se eu conseguir fazer alguma mostro para vocês!!!
6

6 comentários :

Oba! Tô casando! disse...

que lindo flor!!amei!
super legal!

Pâmela Suélen Padilha disse...

Que bom que você gostou Álissa!!!

Beijão querida!!

Géssica (Kinha) disse...

Gente que legal..
Beijo
;)

Tarci disse...

Nossa Pam, que criativo! Nunca na vida pensei em fazer a caneca toda desse jeito! rsrs muito legal mesmo mas sou uma negação pra artesanatos e coisas afins, vou me atrapalhar toda fazendo.. kkkkkk mesmo assim a ideia é ótima! E reciclável né? O que é mais legal :D
Beeijos amore


eladenoiva.blogspot.com.br

Pâmela Suélen Padilha disse...

Que bom que vc gostou, se por a mão na massa, mostra pra gente como ficou tá?

Beijocas flor!!!

Pâmela Suélen Padilha disse...

Pois é eu também não, por isso resolvi compartilhar, a ideia é super legal e hiper sustentável né hehe...

Beijocas querida!!!

Postar um comentário

Que bom que você esta aqui!!! Muito Obrigada pela visita, seu comentário é muito importante, deixe seu recadinho, dica ou sugestão...
Se preferir envie um e-mail vou adorar conversar com você: casaroubike@gmail.com

Quer Participar?

Você tem alguma dúvida, sugestão?
Quer mandar fotos dos DIY que você fez no seu casamento?
Quer contar como foi sua e-session, first look, seu casamento, seu trash the dress?

Então mande fotos e seu relato para publicarmos para o e-mail: casaroubike@gmail.com .


Recomendo !