Pular para o conteúdo principal

Siga-nos no Facebook

Seguidores: Fiéis Escudeiros!

Ordem de entrada - Da cerimônia à Festa



Bom dia, encontrei essas regrinhas básicas e queria dividí-las com vocês:





ENTRADA NA IGREJA
Durante muito tempo, quem primeiro chegava a Igreja era o noivo e sua família, para recepcionar seus convidados. Este costume já está superado, afinal de contas o noivo também merece algum mistério. O que geralmente acontece nos dias atuais é algo muito mais cerimonioso e podemos dizer elegante, onde os convidados são recepcionados pelos pais, tanto do noivo quanto da noiva, como também por profissionais designados como cerimonial. O noivo chegará quase no horário da cerimônia, para dar um certo luxo e também o mistério que antes era reservado só para a noiva. Como consequência, somente os padrinhos irão vê-lo antes da cerimônia. 

ATRASO DA NOIVA
O que também não acontece mais é o atraso excessivo da noiva. Esse atraso que há tempo atrás era o máximo, hoje em dia estão totalmente fora de moda. Além de constrangedor, existem algumas Igrejas que cobram taxas adicionais pelo atraso da noiva. O máximo permitido pela etiqueta e protocolo é de 15 minutos, mais do que isso seria abusar de seus convidados como também do casamento que vem a seguir. 

CHEGADA DA NOIVA
Outro hábito que adotou-se, é de somente iniciar o cortejo quando a noiva chegar, pois isso faz com que os padrinhos, pais e o noivo, não fiquem no altar um grande tempo, diante de olhares diversos. Não existe nada mais constrangedor para o noivo. Por isso adotou-se esta mudança, trazendo conforto e requinte a cerimônia.
Chegou a noiva, o carro estaciona com distância, e alguém, o motorista ou o pai, vai até sua esposa ou cerimonial e avisa que está tudo bem, que a cerimônia pode começar.

CORTEJO DOS NOIVOS
Forma-se o cortejo de entrada da seguinte forma:

Padrinhos
1º casal padrinhos da noiva, 2º casal padrinhos do noivo e assim sucessivamente.
Entram primeiro os padrinhos porque eles são as testemunhas do casamento, logo eles devem assistir toda a cerimônia.
As mulheres entram pelo lado esquerdo dos homens, para diferenciar da noiva, como também deverão estar só de mãos dadas com eles. Evita-se que os homens deem o braço para as mulheres, pois com este gesto as roupas das mulheres estarão semi - tampadas pelos ombros masculinos, além de deixar a postura torta.
A ordem de distribuição de entrada dos padrinhos na Igreja deve ser por grau de importância, da seguinte forma: o primeiro casal da noiva deve ser formado pelos seus avós, seguidos de irmão, tios, primos e amigos, Como também os casais do noivo. Isto não quer dizer que os noivos devem convidar estas pessoas e sim, distribuir os seus padrinhos diante desta hierarquia exposta.
Usa-se muito colocar os padrinhos no primeiro banco da igreja, para evitar que o altar fique congestionado. Ficando acima no altar somente os noivos, pais, damas e pajens.

Mãe da Noiva e Pai do Noivo
De mãos dadas, posicionam-se no lado esquerdo do altar.

Noivo e Mãe do noivo
Também de mãos dadas, posicionam-se ao lado direito do altar.

Damas e Pajens
Eles entram antes, evitando assim que a dama, geralmente uma menina tão nova entre na Igreja ao som da marcha nupcial. Também deve levar em consideração que a dama logo na frente da noiva iria tirar todo o glamour da entrada triunfal da noiva em seu vestido.
Não devemos esquecer que a noiva gastou um bom dinheiro em seu vestido e de repente se a noiva entrar precedida da dama, em suas filmagens e fotos, iria ficar aparecendo apenas a parte superior de seu vestido.
Se tiver pajem, é ele quem levará as alianças. A posição no altar do pajem e da dama, é a seguinte:
- a Dama do lado esquerdo do altar e o Pajem do lado direito – justificativa: a dama se tiver idade suficiente pode segurar o buquê da noiva quando esta chegar no altar e o pajem fica do lado direito, ou seja, onde está o noivo, pois está servindo a ele em carregar as alianças.

Noiva e pai
A noiva é a única mulher a entrar na Igreja pelo lado direito. Preferencialmente entrar de mão dadas, nunca de braço dados, uma vez que pode sumir parte de seu vestido diante do ombro de seu pai ou acompanhante.

CURIOSIDADE
A noiva entra à direita e também sai pela direita porque biblicamente estar à direita quer dizer estar "submisso" à esta pessoa.

CORTEJO RELIGIOSO DE SAÍDA
Sai os Noivos, damas e pajens, pais da noiva, pais do noivo, padrinhos.
 
RECEPÇÃO
Ao chegar os noivos vão fazer uma sessão de fotos juntamente com os pais, padrinhos, damas e pajens. evitando assim que estejam mal compostas para as fotos, se deixarem para mais tarde.

Na entrada do salão
Entrada especial somente para pais e noivos. Os padrinhos, dama e pajens não devem ter entradas especiais. Os pais tem uma música para eles e os noivos outra música especial. Normalmente a música escolhida pelos noivos deve ser uma recordação de seu tempo de namoro, como também pode ser um presente da noiva ao noivo ou um tema especial que ela tenha escolhido como forma de lembrança à ele.
Os pais se posicionam em frente à mesa dos noivos que é a mesma mesa dos seus pais. Os noivos posicionam-se atrás do bolo, onde irão cortá-lo, abrindo assim a festa. Nessa hora, brindam agradecendo e compartilhando com todos este casamento. Inicia-se então a recepção.

A Valsa
Os noivos jantam, e logo em seguida enquanto é servido o bolo, dançam a valsa: primeiro os noivos sozinhos, depois com os pais, depois pais e padrinhos. A noiva dança primeiro com seu esposo. Depois que os padrinhos dançam, os noivos podem alternar os pares com seus pais, sendo primeiro com os pais da noiva e depois com os pais do noivo.

Justificativa
1º- A noiva não dança com seu pai primeiro, porque ele já não é mais responsável por ela, pois entregou este cuidados ao noivo no altar, diante de todos e com a benção de Deus. A valsa é um ritual no qual os donos da festa convidam a todos para iniciar o baile, logo, deve ser entre os noivos a primeira valsa pois eles são os donos da festa. Analisemos que como já houve o casamento civil e também o religioso, quem passa a ser a figura masculina responsável da noiva é o noivo.
2º- Os noivos convidam ( através dos músicos ) os pais, como forma hierárquica de agradecimento à benção desta união, que comemoram com o baile.
3º - Na mesma valsa dos pais, à partir da metade da música, os noivos convidam ( através dos músicos ) os padrinhos, como forma de agradecimento, pois eles serviram como testemunha desta união.
Sempre o convite para a valsa aos pais e padrinhos deve ser feito pelo músico no microfone: Ex:
  • e agora os noivos convidam os pais para a valsa...
  • e agora os noivos também convidam os padrinhos para a valsa...
  • ao encerrar esta valsa
  • e agora os noivos convidam a todos para a valsa ...

CUMPRIMENTOS
Depois da valsa os noivos iniciam os cumprimentos. Isto porque conforme o número de convidados ficaria inviável os noivos cumprimentarem primeiro e dançarem a valsa depois, pois em media se gasta 1 minuto por cada cumprimento, logo, com 200 convidados seriam no mínimo 2 horas de tempo gasto e os convidados teriam que ficar esperando para dançar. Então, convencionou-se a valsa primeiro, deixando a noiva à vontade para fazer seus cumprimentos e demorar o quanto queira com cada pessoa.

O Buquê
A entrega do buquê representa a despedida da noiva. Ela deve jogá-lo pouco antes de ir embora, ou pode também dá-lo de presente a uma amiga solteira em especial.

Lembrancinhas
As lembranças devem ficar em uma mesa decorada e especial na saída, juntamente com a mesa de café, como também pode ser distribuído pelo serviço de cerimonial, juntamente com o bolo. Há quem deixe as lembranças na mesa, juntamente com os pratos, individualmente.

Fonte: Noivos.uol.com.br

No meu caso por exemplo meus pais querem entrar comigo, então os pais do noivo tbm deverão entrar com ele, então as regras podem ser adaptadas, o texto acima, é mais para não ficarmos totalmente perdidas sobre que horas fazer tal coisa hehe...

Enfim quem tiver alguma sugestão ou dúvida referente ao assunto, vamos conversando, tá?

Beijocas!!!

Comentários

  1. Nossa não sabia dessa regra de saída da igreja, no último casamento que fui os noivos saíram por último, ótimas dicas, bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri, pois é ali tem várias regrinhas básicas, mas podemos adaptar como for melhor pra gente né...

      Excluir
  2. Oi linda!
    Que bacana as dicas! Engraçado que uma vez eu li, não lembro onde, que a noiva deve entrar do lado esquerdo! Pq o homem do lado direito tem mais facilidade para "defendê-la" falando de uma maneira figurada é claro! rsrs enfim, acho que isso não importa muito não é? De qualquer forma gosto mais do lado direito mesmo :D
    Beijos linda, passa lá ^^

    eladenoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tem várias maneiras né...

      Mas cada noivinha adapta para a sua cerimônia né...

      Beijocas!

      Excluir
  3. Muito legal, eu entrarei com meu papis rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Acho importantissimas essas dicas!

    Um beijo Queridaaa ;*

    ResponderExcluir
  5. Muito legal, adorei as dicas!!!

    beijos flor, ótima semana!!!!!

    amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas...
    Esse negócio de noiva atrasar não tem mais mesmo... Na Igreja onde será o meu casamento é uma dessas que tem multa em caso de atraso... E do jeito que eu sou é capaz de eu chegar lá antes de todo mundo! rsrsrsrsrs

    Linda, amei seu blog... Conheci hoje e já to seguindo pra ver as novidades!

    Entra no meu pra conhecer e segue se gostar ;)

    beijos,
    http://casamento-marcado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carina, que bom que você gostou do meu blog, pode deixar que vou visitar o seu sim!!!

      Beijocas!

      Excluir
  7. Bem legal essas dicas!
    Não sabia o motivo da noiva estar sempre do lado direito... e não gostei hauahauah

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kathe shushausha, esse fato gera polêmica mesmo rsrs...

      Mas como falei, vocês organizam a sua celebração como for melhor para vocês...

      Beijocas!!!

      Excluir
  8. Oii Pam!
    Adorei as dicas..mas eu tenho dúvidas quanto ao que escolher no meu!
    Gostei dos padrinhos entrarem primeiro, assim eles podem assistir todo o casamento e o noivo também tem um suspense!
    E os pajens levando aliança..eu achava que eles só iam no final, e não que ficavam lá a cerimônia toda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara querida!!

      A questão dos pajens vc pode definir como preferir, realmente em vários casamentos eles entram só na hora da troca das alianças né... Vai da tua vontade e do noivo!!!

      Forte abraço!!!

      Excluir

Postar um comentário

Oi, muito obrigada pela visita, seu comentário é muito importante, deixe seu recadinho, dica ou sugestão...
Se preferir envie um e-mail vou adorar conversar com você: casaroubike@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Placas Divertidas para Festa de Casamento

Quem já viu aquelas plaquinhas divertidas com frases engraçadas nas fotos de algum casamento? Elas ficam super legais, são fáceis de fazer e ainda são baratas, super BBB!!! Elas ficam muito bacanas e dão um ar de brincadeira pra hora das fotos, o resultado é DIVERSÃO PURA... Tem também as bocas, bigodes, óculos, nariz de palhaço, máscaras, enfim vários adereços que podemos fazer com papelão, palito de churrasco e cola e que ficam muito legais na hora das fotos... Olha só nos canudinhos como ficam incríveis: No blog Arte & Casamento tem um passo a passo com fotos para baixar bem bacanas de como fazer plaquinhas divertidas. E aqui neste link ela também tem outros moldes e muitas ideias legais. E no blog Fazendo a Minha Festa de Casamento tem 60 plaquinhas para download grátis, é só baixar, imprimir e colar numa madeirinha ou papelão. Gostou? Quem vai fazer essas super plaquinhas para seu casamento?

Decore seu casamento com Mosquitinho

Veja uma opção linda para decorar seu casamento o nome botânico desta flor que vai te encantar é: Gypsophila Paniculata Snowflake , e seu nome popular é MosquitinhoDobrado Branco . Certamente você já deve conhecê-lo, pois ele é coadjuvante das decorações, quem nunca viu em um buquê de rosas vermelhas umas flores pequenas brancas que ficam super delicadas e dão aquele toque especial? Pois é, elas são os populares mosquitinhos. Mas a proposta que venho mostrar hoje é deixar o mosquitinho como a flor principal da sua decoração, ele dá um toque charmoso, elegante e ao mesmo tempo dá um ar de simplicidade, além é claro de ficar muito lindo. E o melhor de tudo ele pode ser usado em decorações de casamento durante o dia ou a noite e também pode ser usado na cerimônia religiosa e na decoração da festa. Vamos as imagens inspiradoras:   Na cerimônia:     Nas cadeiras dos noivos:  Na lapela do noivo e dos padrinhos:  No cabelo  e no b

Árvore de Digitais

Quem já ouviu falar em Wedding Tree ou Árvore de Digitais???   As árvores de digitais ficam muito bacanas e dão um charme especial e descontraído... É uma ótima ideia para substituir o Livro de Assinaturas, é uma lembrança linda do seu casamento, com as digitais de todos os seus convidados queridos! Vejam só como fica uma graça! E depois de pronta é só colocar numa moldura que ficará linda como decoração da sua casa!! O ideal para uma Árvore de Digitais é ter entre 150 a 200 convidados, no máximo! Mas além da árvore em si, precisa-se também da tinta para "carimbar o papel", e para isso é usado o Carimbo para a Árvore das Digitais. Se não encontrar um carimbo igual a esse também podem ser compradas as almofadas separadas e tintas para carimbo, mas é importante não esquecer de deixar lenços umedecidos para que os convidados possam limpar seus dedinhos após deixar as digitais, e também canetas para que os convidados escrevam seus nomes em suas digitais.