Pular para o conteúdo principal

Siga-nos no Facebook

Seguidores: Fiéis Escudeiros!

Bolo de Fitas



Para quem irá fazer o chá de panela, chá-bar, aí vai uma sugestão bem legal e diferente o bolo de Fitas, veja como fazê-lo:

PASSO 1: O que você vai precisar?

Você vai precisar de um rolo de fita da cor que quiser, um anel, papel manteiga, fita crepe, molde ou forma de bolo, além do prato do bolo. E claro, vai precisar de um bolo


O bolo precisa ser bem firme para a preparação. Então faça o bolo ( a receita que quiser, mas os de chocolates ficam bem mais gostosos... rs), deixe esfriar e depois deixe na geladeira por umas 2 horas, para facilitar na hora de cortar.

Você pode fazer um bolo redondo, quadrado ou de coração, o formato não tem problema. Inclusive  se quiser em formatos que não encontrar uma forma, como de coração, por exemplo, fica a dica: faça um molde de papel, coloque em cima do bolo e corte! Simples assim. rs

Precisa então, depois disso, cortar o bolo ao meio - dividir em dua bandas iguais em cima e em baixo. Para facilitar  tente cortar com uma linha firme, como um nylon.


PASSO 2: 
Corte pedaços de fita de 20cm de comprimento (o número de fitas deve ser o mesmo número de convidadas que participarão da brincadeira). Amarre o anel (pode ser daqueles de brinquedos, colorido, ficam super alto astral e divertido) na ponta de uma das fitas (amarre bem amarrzdo de modo que não se solte!!!! Pois vai ser engraçado se todas tirarem as fitas e a anel ficar agarrado la dentro!!! rs






Posicione as fitas no prato em que vai servir o bolo (o anel deve ficar no centro do prato) e prenda com fita crepe ou fita adesiva, bem próximo da borda – assim nenhuma fita vai “fugir”.




PASSO 3: 
Corte 3 tiras largas de papel manteiga e posicione sobre as fitas, formando um triângulo – isso vai proteger as fitas e o prato na hora de cobrir o bolo com o glacê.




PASSO 4:
Coloque uma das metades do bolo no centro do prato. Pressione um pouco para prender bem as fitas e o anel no lugar. Umedeça o bolo e coloque o recheio (de seu gosto).


PASSO 5:
Cubra com a outra metade do bolo, umedeça novamente e cubra  com a a cobertura  de sua preferencia (coberturas com chocolate meio amargo ou amargo são ótimas pedidas para quebrar o doce).
   

PASSO 6:
Depois de coberto e decorado, puxe cuidadosamente as tiras de papel manteiga. Se alguma fita vier junto com o papel, empurre para baixo do bolo com uma faca, com cuidado. Retire as fitas adesivas que estão prendendo as fitinhas.






DICA: Para um melhor acabamento, coloque coraçõezinhos da açúcar ao redor do bolo, próximo à base – assim qualquer imperfeição ficará escondida.




 

Gostou desse bolo e quer mostrar seus dotes culinários aqui vai a receita desse bolo:

Devil’s Food Cake (adaptado do site do David Lebovitz)

Para o bolo
  • 9 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • pitada de sal
  • 1/4 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 1 1/2 xícara de açúcar
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de café forte e frio
  • 1/2 xícara de leite
Para a Cobertura:
  • 285g de chocolate meio amargo picado
  • 1/2 xícara de água
  • 150g de manteiga, cortada em pedacinhos
Recheio:
  • 1 lata de leite condensado, cozida por 30 minutos na panela de pressão (CUIDADO: a lata deve estar completamente coberta de água, a panela de pressão só deve ser aberta depois que parar de apitar e a lata só deve ser aberta depois de COMPLETAMENTE FRIA)
Calda simples para umedecer o bolo:
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de água
Faça o bolo:
Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma de 20cm (quadrada ou redonda – eu usei quadrada para cortar em forma de coração depois)
Numa tigela, peneite juntos a farinha, o cacau, o sal, o fermento e o bicarbonato.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar claro e fofo. Junte os ovos, um aum, batendo bem a cada adição. Adicione metade da mistura de farinha e misture bem. Junte o leite e o café, e depois a segunda parte da farinha. Bata em velocidade baixa somente até ficar homogêneo.
Leve ao forno e asse por mais ou menos 30 minutos, ou até um palito sair seco quanto espetado no bolo. Deixe esfriar, desenforme e leve a geladeira por umas duas horas para firmar.
Faça a cobertura:
Derreta em banho maria (ou no microondas, em intervalos de 30 segundos) o chocolate e a água. Quanto estiver bem homogêneo, junte a manteioga em pedacinhos, misturando bem. Deixe esfriar em temperatura ambiente até chegar a uma consistência “espalhável” com espátula.
Faça a calda:
Misture a água e o açúcar em uma panela pequena. Leve ao fogo e aqueça até o açúcar dissolver. Deixe esfriar e use para umedecer o bolo.


Fonte Receita do Bolo:
http://thecookieshop.wordpress.com/2010/03/11/bolo-de-fitas-para-cha-de-panela-devils-food-cake/

Fonte do passo a passo:
http://casamenteiras.com.br/chadaspanelas/2010/03/10/bolo-com-fitinha-premiada/

Comentários

  1. É bem bacana né, se eu fizer o chá de panela ou chá bar, vou fazer esse bolinho diferente sim... hehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, muito obrigada pela visita, seu comentário é muito importante, deixe seu recadinho, dica ou sugestão...
Se preferir envie um e-mail vou adorar conversar com você: casaroubike@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Placas Divertidas para Festa de Casamento

Quem já viu aquelas plaquinhas divertidas com frases engraçadas nas fotos de algum casamento? Elas ficam super legais, são fáceis de fazer e ainda são baratas, super BBB!!!

Elas ficam muito bacanas e dão um ar de brincadeira pra hora das fotos, o resultado é DIVERSÃO PURA...

Tem também as bocas, bigodes, óculos, nariz de palhaço, máscaras, enfim vários adereços que podemos fazer com papelão, palito de churrasco e cola e que ficam muito legais na hora das fotos...





Olha só nos canudinhos como ficam incríveis:





No blog Arte & Casamento tem um passo a passo com fotos para baixar bem bacanas de como fazer plaquinhas divertidas. E aqui neste link ela também tem outros moldes e muitas ideias legais.

E no blog Fazendo a Minha Festa de Casamento tem 60 plaquinhas para download grátis, é só baixar, imprimir e colar numa madeirinha ou papelão.

Gostou?

Quem vai fazer essas super plaquinhas para seu casamento?
























Decore seu casamento com Mosquitinho

Árvore de Digitais