sexta-feira, janeiro 18, 2013


DAMAS DE HONRA ADULTAS



São moças que entram na celebração religiosa antes que a noiva. Essa tradição é muito popular nos Estados Unidos e na Europa, eu adoro essa ideia, pois ao convidar crianças corremos o risco de que elas fiquem assustadas com tanta gente, envergonhadas, comecem a chorar, ou pior saiam correndo na hora de entrar pelo corredor da igreja/salão, imagina só, enfim são várias possibilidades que podem acontecer e poderão estragar uma parte tão bonita do seu grande dia. 

Em francês as damas de honra são chamadas de: “Demoiselle d’Honneur”, ou seja Dama de Honra, já na língua inglesa são as “Bridesmaid” que significa servindo à noiva ou também Dama de Honra.

Essa tradição criou-se entre os anglo-saxões que instituíram-se na Inglaterra por volta do século V. Porém a tradição é ainda mais velha, foi em Roma que realmente nasceu esse hábito. Já naquela época os noivos eram precedidos por jovens com mais ou menos a mesma idade e com roupas semelhantes a dos cônjuges. Dessa forma acreditava-se que afastavam os maus espíritos que não podiam diferenciar os recém casados do resto do grupo e dessa maneira não poderia prejudicá-los, assim o novo casal seria poupado da miséria.

Geralmente convidam-se as amigas adultas e solteiras mais próximas, assim como as irmãs e primas da noiva, sendo solteiras podem ser observadas por algum príncipe presente…

Porém é importante convidar alguém que você realmente confie, que esteja disposta a te ajudar e tenha realmente tempo para isso. Em seus ombros repousam muitas responsabilidades como preparar o chá de panelas, ajudar a noiva se vestir no grande dia, colaborar com os preparativos da festa e no grande dia, dar o apoio moral a noiva. 

Se você escolher várias damas de honra o melhor seria que todas estivessem com vestidos iguais. Quem define o que as damas de honra vão usar são as noivas, claro que tem que agradar todas as meninas, as magricelas, as mais cheinhas, as altas e as baixinhas… O ideal é estudar um tipo de vestido que combine com o biótipo de todas as suas damas. Outra alternativa é a noiva escolher uma cor e deixar as damas escolherem livremente o modelo, assim será possível achar um modelo que combine com o corpo de cada menina, o mais elegante é que o vestido das damas de honra seja longo, mas em festas mais informais durante o dia, permite-se vestidos um pouco abaixo do joelho. Também é interessante usar adereços iguais, exemplo: um corsage, ou uma flor no cabelo. 

Em geral as damas de honra devem carregar pequenos buquês de flores parecidos com o da noiva, que não grite com sua roupa, porém como não aconselha-se ter damas adultas e damas crianças, se você optar pelas damas de honra adultas poderão combinar de ela levar a Placa: Lá vem a Noiva, já que ela entra antes da noiva.

Com relação a quantidade de damas não existe uma regra básica, mas vale o bom senso, em Portugal existe a tradição que damas em números ímpares dão sorte. Se você tem muitas amigas que não pode deixar de convidar para ser sua dama, ok, convide-as. Mas se você não tem muitas amigas, não vá ficar convidando a sua prima que você não vê a 15 anos só para ter mais damas entrando. Lembre-se este é um cargo de Honra, é para pessoas mais que especiais, são aquelas pessoas que você convive, que você ama, se você ficar convidando muita gente perde essa exclusividade e a pessoa não se sente tão especial.

E aí noivas/noivos quem vai optar pelas Bridesmaid?













Essa última é do filme: Missão Madrinha de Casamento (que deveria ser Missão Dama de Honra, hehe). Quem ainda não assistiu vale a pena, é muito engraçado, bacana e dá pra ter uma super noção do que é ser a Dama de Honra a serviço da Noiva.

FONTE:  
Imagens: Google
http://deborawolf.com/2010/11/30/o-que-e-dama-de-honra-ou-bridesmaid/

11

11 comentários :

Marcia Bezerra disse...

Bateu um arrependimento de nao te-las no meu casamento rsrsrs
Fica com Deus Flor

Pâmela Suélen Padilha disse...

Eu vou ter só uma :D.

UaU! Vamos Casar! disse...

Eu vou ter todas as minhas "damas" adultas mesmo... rsrs
Acho o máximo sem contar que é com elas que posso discutir sobre todos os estresses do grande dia...

Bjs!!!

Pâmela Suélen Padilha disse...

Verdade, a minha Dama vai ser minha irmã, somos super amigas e sempre vimos juntas várias ideias e inspirações para o casamento, é muito bom poder dividir as expectativas com elas...

Bjos e obrigada pela visita =)

Taylanne Pereira disse...

Eu vou ter duas... Minha irmã e minha cunhada.
Agora é fazer com que 2 pessoas tão diferentes usem o mesmo/parecido vestido.

Pâmela Suélen Padilha disse...

Que bacana Tay! Uma ideia é usar somente a mesma cor e tom, mudando o modelo do vestido para o que cada uma prefere!!

Volte sempre ao blog!

Beijocas!

Taylanne Pereira disse...

To sempre aqui...rs
Sou assídua do csg e encontrei seu blog assim.
Me dá uma ajuda?
Meu vestido será champagne e quero uma inspiração para a cor das damas. Não tenho idéia!

http://billytay.blogspot.com.br/

Pâmela Suélen Padilha disse...

Que bom Tay, continue visitando o blog!
Já sabe como será a paleta de cores da sua decoração?
Suas daminhas serão crianças ou adultas?
Me manda um e-mail com essas informações para eu te dar algumas sugestões...

Vivi's Américo disse...

Ameei seu bloog, estou vendo as coisas pro meu casamento.. e sempre quis fazer assim!
Está de parabéns!!
=D
Beijos

Pâmela Suélen Padilha disse...

Muito Obrigada querida!!!

Volte sempre que quiser!!!

Beijocas e até mais...

Frorr disse...

Eu terei 6 lindas damas adultas...
minhas melhores amigas....os vestidos são todos do mesmo modelo, mesmo tecido, feitos pela mesma costureira mas cada um de uma cor =)
Cada uma delas vai levar um vaso com areia que usarei na cerimonia!!!
Faltam 103 dias...

Postar um comentário

Que bom que você esta aqui!!! Muito Obrigada pela visita, seu comentário é muito importante, deixe seu recadinho, dica ou sugestão...
Se preferir envie um e-mail vou adorar conversar com você: casaroubike@gmail.com

Quer Participar?

Você tem alguma dúvida, sugestão?
Quer mandar fotos dos DIY que você fez no seu casamento?
Quer contar como foi sua e-session, first look, seu casamento, seu trash the dress?

Então mande fotos e seu relato para publicarmos para o e-mail: casaroubike@gmail.com .


Recomendo !